Como montar um Pet Shop de sucesso
O Brasil está em segundo lugar no ranking de maior população de pets do mundo. O que mostra que esse mercado traz uma grande oportunidade aos empreendedores, é que o poder aquisitivo do povo brasileiro aumentou, e junto com isso o a população de animais cresceu proporcionalmente ao número de pessoas. Além disso, a cada ano que passa as famílias estão mais próximas dos animais de estimação e o consideram como membro da família. Por conta desses fatores os gastos com os pets têm aumentado. O mercado de Pet Shop no Brasil movimenta cerca de 14 bilhões de reais, e cresce 17% por ano.
O crescimento desse mercado se dá por conta do investimento das indústrias de rações em publicidade e aprimoramento nas formas de distribuição. Mas ao mesmo tempo que esse setor pode apresentar ótimas oportunidades para você, empreendedor, ele pode trazer consigo algumas ameaças como o excesso de concorrência, e a falta de conhecimento sobre o mercado. Por isso, é necessário que você esteja preparado para ingressar nesse mercado. E para te ajudar, listamos abaixo quais são os principais passos para montar um Pet Shop de sucesso.
1. Legalize seu Pet Shop
Assim como qualquer outro negócio, para o seu Pet Shop funcionar ele precisa de autorização e estar legalizado. Para isso alguns procedimentos são necessários como:
- Solicitação do CNPJ na Receita Federal;
- Solicitação da inscrição estadual na Receita Estadual;
- Alvará de licença;
- Registro na Secretaria Municipal de Fazenda;
- Matrícula no INSS;
- Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado.
Há ainda outros passos a seguir, como se registrar no Departamento de Defesa Animal e conseguir a licença para funcionar e um alvará, ambos liberados pela vigilância sanitária. Seu pet shop também tem que estar legalizado no Conselho Regional de Medicina Veterinária.
2. Selecione seu público-alvo
Antes de montar seu Pet Shop defina para quem você quer vender seus produtos e serviços. Para isso, estude o perfil de seu cliente, como gênero, classe social, nível de escolaridade, bairro onde mora, etc.
3. Defina uma boa localização
Ao definir a localização do seu negócio você deve levar em conta quatro pontos, sendo eles:
- Facilidade de acesso dos clientes á sua loja;
- Facilidade de acesso para os funcionários, ou seja proximidade de estações ou pontos de transporte público;
- Aspectos urbanísticos do local, como segurança, disponibilidade de serviço de água, luz, telefone e internet;
- Preço de aluguel e qualidade do imóvel daquela localidade.
Além desses pontos, é importante levar em consideração um lugar com mais demanda do que oferta. Assim não terá uma preocupação grande com a sua concorrência. Opte por lugares com grande circulação de pessoas e que ofereça uma boa infraestrutura de serviços como restaurantes, bancos e farmácias.
4. Tenha um plano de negócios para o seu pet shop
Para você que vai apostar todas as suas fichas nesse segmento, é muito importante que você tenha um plano de negócio pronto para você implementar na sua empresa e evitar transtornos. E, principalmente, sempre saiba separar as finanças do seu negócio das suas finanças pessoais.
Isto porque o documento vai lhe ajudar a determinar os objetivos de seu negócio e quais serão os passos a ser seguidos para alcançar cada um. Por isso estabeleça metas e objetivos para o seu negócio, e um tempo para cumprir. Isso fará você ter foco e persistência.
5. Escolha bem os produtos que serão vendidos
Saiba escolher sempre os fornecedores que tenham garantia de qualidade do produto que será vendido aos seus clientes. Aposte em produtos que são bem recebidos pelos clientes, afinal, você não quer nenhum item parado no estoque ou esquecido na prateleira. Por isso, pesquise quais produtos e serviços são campeões em venda. Entre os itens mais procurados estão rações nobres, saudáveis, snacks, medicamentos, adereços, tosas e banhos.
6. Monte uma boa estrutura física
Pense em tudo, desde a fachada até os ambientes internos. Você tem que ter todo o cuidado ao escolher seus equipamentos e produtos. Eles farão toda a diferença com relação aos seus concorrentes.
Para isso, estude como deve ser montada a estrutura interna, de acordo com a legislação. Mas adiantamos que é necessário um piso impermeável e salas separadas para todos os serviços, como tosa e banho. Além disso, você precisa de balcões e instrumentos como banheira, secador e lâminas para a tosa.
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7. Tenha uma excelente equipe de colaboradores
Além da obrigatoriedade de ter um médico veterinário no Pet Shop, caso você não seja um, é preciso também que seus funcionários sejam os melhores, os mais capacitados. Tanto para atender bem o cliente e o pet, quanto para desempenhar suas funções de forma totalmente profissional.
Para isso, você tem que saber contratar pessoas que têm a ver com a cultura de sua empresa e ainda capacitar de forma mais assertiva esses profissionais.
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