Empreender não é tão simples. As tarefas do dia a dia são muitas e cada uma delas deve ser executada para que não existam falhas que comprometam o negócio. E para falar sobre esse assunto, confira esse post que encontramos no blog do Pet Shop Control.
No segmento de Pet Shops não é diferente e as dificuldades não demoram a aparecer , continue lendo e saiba como solucioná-las. O texto conta ainda com depoimentos da especialista Stephanie Fernandes Mello, empreendedora e fundadora da Animello Pet Conceito. Confira!
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Além de oferecer um serviço de qualidade, que responda às expectativas dos clientes, é necessário atendê-los muito bem. Com a concorrência apenas esperando por falhas no seu negócio, é muito interessante criar estratégias para satisfazer seus consumidores e evitar que eles migrem para outra empresa.
No caso da Animello Pet Conceito, o serviço é diferenciado, oportunizando uma experiência otimizada aos que frequentam o lugar. Stephanie conta que os donos dos animais podem acompanhar os procedimentos de banho e tosa dentro da sala, por exemplo, e assim verificar a qualidade e dedicação no momento da prestação de serviço.
Entretanto, com essas características, às vezes fica complicado se dedicar como gostaria a parte de atendimento na loja, relata Stephanie. Para resolver essa questão, a empreendedora se divide entre atendimentos veterinários e relacionamento com clientes.
Além disso, procura orientar os funcionários que atuem no estabelecimento como ela considera ser a melhor maneira:
Contar com uma equipe de colaboradores capacitados também pode fazer toda a diferença. Nem sempre os clientes serão atendidos por você e, portanto, sua equipe deve estar apta a prestar um bom serviço quando não estiver por perto.
Oriente-os e também faça pequenos testes práticos para que eles “se soltem” e saibam como abordar os clientes ao chegarem no Pet Shop. No caso da Stephanie, ela ainda investe em capacitação como cursos e livros para seus funcionários, pois acredita que com profissionais de alto nível ao seu lado, a consequência será o crescimento do Animello Pet.
O processo de seleção também deve ser otimizado, pois isso facilita muito o trabalho lá na frente. É certo que nenhum profissional já chega totalmente pronto para trabalhar da melhor maneira possível. Contudo, quanto mais próximo do perfil desejado ele for, mais fácil será lapidá-lo para que execute as tarefas com êxito.
“É extremamente complicado encontrar um funcionário qualificado com a mente aberta, que esteja disposto a sair de dentro da sala de banho e tosa e ver que o papel dele dentro de um Pet Shop é muito mais do que simplesmente executar um banho ou algum outro serviço estético”, relata Stephanie.
Fator de extrema relevância, a gestão financeira deve ser feita com muita atenção. Não é difícil encontrar relatos de ótimos estabelecimentos que não resistiram a uma má gestão econômica.
Realizar o fluxo de caixa diário, informatizar dados importantes e acompanhar de perto os números do Pet Shop, é fundamental para garantir a saúde financeira do seu negócio. Hoje, podem ser encontrados softwares de gestão, que auxiliam muito nesta parte, evitando que você tenha dores de cabeças sem necessidade.
Stephanie relata que utilizou o software Pet Shop Control desde a abertura do Animello Pet. Ela encontra nas funcionalidades do programa diversos benefícios e assim minimiza as margens de erro na parte de valores.
Com planilhas prontas dentro do software, a empreendedora somente insere os dados e obtém as respostas que procura. Isso inclusive acelera os processos, sobrando mais tempo para se dedicar a outras áreas do Pet Shop.
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Gerir de forma correta seu estoque , pode ser um pouco difícil, pois são diversos produtos comercializados e quem não acompanha a entrada e saída deles costuma se confundir facilmente. Entretanto, a utilização de códigos de barras e softwares de gestão podem simplificar essa circunstância.
Além de oferecer um bom serviço, é necessário cuidar da parte de comunicação do Pet Shop. Hoje, existem diferentes formas de fazer isso e você não deve encontrar tanta dificuldade para começar a praticar.
Para o segmento Pet Shop, as redes sociais podem oferecer ótimas oportunidades de impulsionamento de audiência. O Instagram, por exemplo, é muito bom para postar fotos e mostrar ao público como é feito o serviço no seu estabelecimento.
Já o Facebook, maior rede social do mundo, oportuniza que você tenha um bom canal de relacionamento com os clientes. Existe inclusive a opção para patrocinar alguns posts e aumentar as chances do seu público alvo tomar conhecimento de seus conteúdos compartilhados.
O Google, maior mecanismo de busca da internet, também possui uma ferramenta interessante: o Google Meu Negócio. Lá, você pode cadastrar o seu Pet Shop e aparecer nos mapas de visualização da plataforma. Como existem muitos usuários, isso pode ser muito proveitoso ao seu empreendimento, trazendo novos clientes a conhecer o seu serviço.
“Encontrar informações precisas e que auxiliem de fato o dia a dia de empreendimentos Pet Shop nem sempre é fácil”, conta Stephanie. Para ela, alguns colegas de mercado costumam omitir estratégias que trazem bons resultados por medo da concorrência.
Já para ela, o importante é o consumidor “ganhar” e, por isso, costuma participar de debates em grupos específicos do segmento, entregando um pouco da sua rotina e conhecimento. “Eu tive que aprender na dor, pois quando você busca referência no nosso mercado, que é muito competitivo, não encontra. O pessoal não quer entregar esse tipo de informação”, complementa Stephanie.
Procure atingir seus objetivos capacitando sua equipe e acompanhando de perto o balanço financeiro do seu caixa. São pilares como esses, de relacionamento e gestão, que podem trazer o sucesso ao seu Pet Shop.
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Fonte: Pet Shop Control
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