Tosa para a raça Shih-Tzu

Tosa para a raça Shih-Tzu

Tosa para a raça Shih-Tzu – O nome “Shih-Tzu” quer dizer “cão leão” e é uma das raças mais queridas na China por causa da sua ligação com o budismo. A raça, apesar de ser comumente associada à China, é original do Tibet, onde era tido como um “cão sagrado”. O Shih-Tzu que conhecemos hoje, se desenvolveu na China durante o reinado da Imperatriz Cixi (Tzu-shi, 1861-1908). Sua popularidade só cresce e hoje essa raça é uma das mais queridas do Brasil.

Banho

Para preparar o cãozinho da raça Shih-Tzu para a tosa, o ideal é usar produtos de qualidade. Na Perigot, temos ótimos shampoos para te ajudar nessa tarefa. Com o Shampoo da Linha ao Leite de Cabra e o Shampoo Neutro da Linha Milk , começamos os cuidados com os pelos do pet. Depois, podemos usar um Condicionador Neutro da Perigot para finalizar.

Tosas

Existem diversos tipos de tosa para essa raça tão especial. Vamos ver quais?

●     Pelo comprido

A tosa mais comum entre os cães dessa raça é a da pelagem longa. Nela, o pelo fica comprido e é feita na tesoura. Além disso, o pet consegue manter suas características originais. É importante que os pelos na frente dos olhos sejam aparados, e depois, presos com lacinhos para que não atrapalhe a visão do bichinho.

●     Tosa bebê

Essa tosa é a mais popular para cães da raça Shih-Tzu no Brasil por manter os pelos curtos de maneira a deixar o bichinho mais confortável no clima quente do nosso país. Apesar do nome, ela pode ser mantida também em cães adultos e evita o embaraço dos pelos. Essa tosa pode ser feita tanto na tesoura como na máquina, e o comprimento pode ser escolhido para deixar um pouco mais longo ou bem curtinhos, de acordo com a preferência do tutor.

Ela também pode ficar curtinha na cabeça e orelhas, como se emulasse um cãozinho filhote, e pode deixar pelos compridos apenas em algumas zonas, como nas orelhas e nas patas. Alguns tutores de Shih-Tzu pedem um corte no estilo chanel, com orelhinhas em corte reto e com a franjinha presa em cima da cabeça.

●     Tosa japonesa

Se você está buscando um look mais ousado para o seu cãozinho, a tosa japonesa é ideal para isso. Existem vários tipos de tosa com inspirações orientais, que homenageiam a origem dessa raça centenária. A tosa japonesa, especificamente, deixa menos pelos no focinho, encurtando-os e fazendo com que esses cãezinhos fiquem parecendo bichinhos de pelúcia.

Essa tosa é mais específica para o focinho, sendo que para o resto do corpo, o groomer pode escolher o que preferir. Alguns chegam até a fazer trancinhas para complementar o look dos cãezinhos.

●     Tosa higiênica

Essa tosa é voltada 100% para a saúde e higiene do cachorrinho. Diferente das outras, ela busca apenas dar mais conforto no dia a dia do cãozinho, eliminando pelos em determinadas áreas como patas, barriga e zonas íntimas. A remoção dos pelos nas patinhas, por exemplo, é para evitar que o animal escorregue na própria pelagem. Já a região da barriguinha pode embaraçar muito facilmente, e a tosa higiênica evita que isso aconteça.

Nas zonas íntimas, onde ficam acumuladas sujeirinhas, a tosa higiênica vem para evitar que restinhos de urina ou de fezes fiquem ali proliferando bactérias e possíveis doenças.

 

E aí? Já conhece as melhores tosas para a raça Shih-Tzu, e agora já pode oferecer isso para seus clientes. Na Escola Perigot, você pode aprender muito mais sobre esse e outros tipos de tosas, e se tornar um groomer de respeito. Ainda assim, vale lembrar que o ideal é que a sua escolha esteja de acordo com a personalidade do cão e do tutor, buscando sempre melhorar a qualidade de vida do animalzinho. Sempre procure soluções em tosa que estejam adequadas ao estilo de vida e à disponibilidade dos tutores, perguntando antes de cada serviço de tosa. Se os cãezinhos estão bem cuidados, significa que estão felizes – e isso é o mais importante para nós, da Perigot.

Deixe uma resposta