Durante a pandemia, o mercado pet apresentou uma alta de 13,5% com um encerramento anual na casa dos 40 bilhões de reais. Em 2021, o aumento foi de 40% se comparado ao ano anterior.
Para 2022, com a expectativa de retomada econômica e com a positividade apresentada mesmo em tempo de crise, as projeções são mais promissoras e, por isso, no post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre como se destacar no mercado pet esse ano.
Além do fato óbvio de que o atendimento aos animaizinhos não poderia ser interrompido. Afinal, eles precisam de tanto cuidado quanto os humanos, a busca por informações sobre o contágio no ambiente animal aumentaram, pondo em evidência os negócios de pet shop e também de consultorias veterinárias.
Os efeitos de isolamento social também fizeram com que muitas pessoas procurassem, nos animaizinhos de quatro patas, companheiros para o momento ímpar que todos tivemos de enfrentar, aumentando o número de adoções.
Geralmente, as adoções envolvem animaizinhos que precisam de cuidados iniciais além do banho e da tosa, como a atenção médica.
A busca por conteúdos informativos e a digitalização do processo comercial são duas tendências esperadas para um ano marcado por um recomeço atento a posturas digitais de consumo.
Com a eclosão da pandemia e as restrições de distanciamento impostas pelo isolamento social, medida de combate e enfrentamento a Covid-19, as empresas tiveram de se reinventar com novas tecnologias e no mercado pet não foi diferente.
O atendimento online foi uma boa pedida dos consumidores em 2020 e 2021. Nesse novo ano, a tendência continua em alta.
Prestar o serviço de consultoria médica veterinária de forma online pode trazer maior conforto para o cliente e ampliar o mercado de atuação além da zona regional.
E, por mais que seja um formato que funcione apenas para os primeiros e mais superficiais contatos, ainda é uma excelente maneira de, por exemplo, instituir um sistema de triagem médica.
Além do mais, caso tenha plataforma para investir, com o atendimento online, é possível pensar na contratação de profissionais veterinários para um volume maior de atendimentos.
Com uma atuação subsidiária à estratégia anterior mas não exclusiva, o comércio eletrônico limita-se aos produtos vendidos pelo pet shop.
Pode ser um caminho indicado pelo primeiro atendimento, a triagem, feito ainda de forma digital, conforme a sugestão anterior.
Mas, pode ser também uma plataforma que coexista de forma independente às outras estratégias.
Lembrando que uma arquitetura de comércio eletrônico requer, além de noções de marketing digital, expertises envolvendo o desenvolvimento de tecnologias de informação e uma atenção especial para as boas práticas de proteção de dados.
O taxi dog é um serviço de deslocamento oferecido pela empresa para o transporte de animais que necessitam de atendimento.
Para isso, eles são buscados em sua casa e levados até o pet shop para atendimento, sem que o tutor precise fazer ele próprio esse deslocamento.
É uma forma de gerar conforto e evitar contato social, o que pode ser bastante importante diante das medidas de isolamento social, ainda necessárias, dada os últimos surtos de gripe e de Covid-19, ao redor do país.
Em virtude da praticidade, todavia, é uma ferramenta que tende a ter sobrevida mesmo após a pandemia, e por isso, merece atenção para eventuais investimentos no setor.
Conteúdo produzido pela equipe A&P WEB
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