Além de tomar conta do Pet Shop e garantir que tudo corra bem todos os dias, uma atividade que costuma dar trabalho aos empreendedores desse ramo é a gestão de tarefas, tanto as dele quanto as dos funcionários.
Ter um fluxo de trabalho otimizado facilita a rotina dos colaboradores, e isso reflete diretamente na satisfação dos clientes, que são atendidos com qualidade e têm suas necessidades supridas.
Para ajudar você a controlar as atividades do seu estabelecimento, compartilhamos a seguir 4 dicas para melhorar sua gestão de tarefas. Confira!
1. Tenha uma agenda
Parece uma coisa arcaica, mas são diversos os benefícios que uma agenda pode trazer ao seu Pet Shop.
Ela pode ser no papel, planilha, online ou dentro do sistema de gestão. O que importa mesmo é que, com ela, você pode:
- calcular o tempo de cada atendimento
- agendar o retorno
- controlae as datas de exames, banho, tosa e outros serviços.
Assim, você consegue escalar os funcionários para cada atendimento, ver as janelas e planejar plantões com mais facilidade, além de ter acesso a todos os horários disponíveis.
Para otimizar ainda mais os agendamentos, é legal entrar em contato com o cliente. Caso ele não possa comparecer, você consegue colocar outro consumidor no lugar com antecedência e remarcar o serviço para um horário mais adequado.
2. Elabore documentos e formulários
Os Pet Shops que oferecem serviços precisam ter documentos e formulários que garantam a segurança do animal, do cliente e da empresa. Alguns deles são: atestados, receituários, solicitações de exames e termos de responsabilidade.
Faça modelos com espaços para o consumidor preencher com os dados dele e deixe em um local acessível para todos os funcionários responsáveis pelos processos ou atendimentos, como em uma pasta do Google Drive, por exemplo.
3. Treine os colaboradores
A cultura de uma gestão de tarefas eficiente deve ser seguida por todos os integrantes da sua equipe. Se você quer conseguir alcançar esse resultado, o jeito mais fácil é treinar os funcionários.
Essa prática é ótima porque vai economizar bastante tempo do gestor, que não terá que explicar cada tarefa para cada um, individualmente. É só fazer uma reunião e ensinar todos de uma vez.
4. Comece a delegar tarefas
Ao abrir um empreendimento, é muito comum que o gestor faça a grande maioria das tarefas sozinho. Com o passar do tempo, porém, a empresa vai crescendo e fica cada vez mais difícil tomar conta de tudo.
Sabemos que essa fase pode ser difícil, mas é muito importante delegar tarefas para outros colaboradores de confiança. Só assim você conseguirá focar no crescimento do seu negócio e poderá planejar todos os passos para conquistar seus objetivos futuros.
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