O setor de pet shops e produtos pet vive um grande momento. Dados do Instituto Pet Brasil apontam que, mesmo com a pandemia, o faturamento cresceu 13%, no ano passado, para R$40 bilhões.
Muito disso se deve à paixão dos brasileiros por cachorros, gatos e outros bichinhos. Mas não é só isso. O mercado está cada vez mais profissional, traz novidades a todo momento e busca sempre entender as necessidades e expectativas do público.
Mas, para aproveitar esse bom momento, é fundamental conseguir se diferenciar. Até porque são nada menos que 40 mil estabelecimentos, aproximadamente, espalhados pelo país. Por isso, seguem algumas dicas para quem quer superar a concorrência e prestar um serviço de excelência.
Como já citado, o mercado de produtos pet está sempre cheio de novidades, como shampoo e condicionador para pet, cosmética animal, perfumaria e acessórios. Inclusive para consumidores mais exigentes e preocupados com questões sociais, como produtos sustentáveis e ecológicos para pet.
Se há novidades importantes no mercado, seu negócio precisa oferecê-las aos clientes. E isso não vale apenas para produtos, mas também para serviços. Profissionais de banho e tosa, por exemplo, precisam estar sempre atualizados sobre novas práticas e tendências, sejam focadas na questão estética ou de saúde e bem-estar animal.
Além disso, é importante ir além do básico. A venda de produtos e serviços como banho e tosa são amplamente oferecidos e você também pode fazê-lo. Mas oferecer um portfólio mais amplo, com opções focadas no bem-estar animal, como passeios e outras formas de entretenimento, são cada vez mais procuradas.
Não é à toa que cachorros e gatos, por exemplo, são chamados de filhos de quatro patas. O amor que os donos têm por eles é incondicional. Por isso, nenhum deles vai levar o bichinho a um pet shop ou veterinário, seja para o banho ou para uma consulta, que não seja de confiança.
Mas como passar credibilidade? Fazer um serviço de qualidade é o primeiro passo. A cada experiência positiva, o dono do animal passa a confiar mais no estabelecimento. Mas, principalmente quando você busca conquistar o cliente, há questões simples que fazem a diferença.
Por exemplo, a limpeza do local, o uso dos equipamentos de higiene pelos profissionais, uma estrutura que garanta o conforto dos bichinhos e, principalmente, o trato do profissional responsável como o dono é o animal.
É preciso sempre demonstrar cuidado e interesse, conversar e perguntar sobre características físicas e de comportamento do animal. Além, é claro, de mostrar conhecimento sobre o tema a ser abordado, o que também exige que o profissional nunca pare de estudar e esteja sempre atualizado.
Não importa se o seu estabelecimento é grande ou pequeno. É preciso pesquisar! Se não houver recursos, a pesquisa pode ser uma conversa com os clientes, com algumas perguntas que permitam entender os desejos e as necessidades deles. Ou mesmo um passeio despretensioso por estabelecimentos concorrentes, para entender como eles trabalham.
Caso haja mais recursos, pode ser algo profissional, com a contratação de uma empresa especializada em estudo de mercado. Fato é que pessoas de diferentes regiões e classes sociais, por exemplo, podem ter necessidades e desejos bem diferentes. Logo, é preciso entender o que agrada ao seu público ou àquelas pessoas que você quer conquistar.
Como dito acima, cada consumidor tem suas demandas. Mas conveniência é algo que normalmente todos eles buscam. Pode ser um e-commerce, que vai ajudar a turbinar suas vendas. Ou mesmo a possibilidade de o cliente fazer pedidos e agendar serviços por aplicativo de mensagem.
O serviço de leva e traz, no caso de banho e tosa, por exemplo, é fundamental. Além de usar um motoboy para entregar um remédio ou qualquer outro tipo de produto. Muitas vezes, são coisas simples que, mesmo que aumentem um pouco o preço a ser pago pelo consumidor, como o frete, facilitam a vida dele e fazem o estabelecimento se destacar.
Por fim, vale uma dica básica, mas que nunca deve ser esquecida. É preciso ser profissional, sim. Mas, ao mesmo tempo, amar o que faz! Sem gostar ou se preocupar de verdade com os bichinhos, nenhum estabelecimento ou profissional têm vida longa no mercado pet.
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