Uma das datas mais aguardadas do ano é a Black Friday. Criado nos Estados Unidos há mais de 20 anos, este evento tem como data a última sexta-feira do mês de novembro, logo após o feriado estadunidense de Ação de Graças.
Este evento é muito esperado pelos consumidores, dado ao fato que os comerciantes oferecem ótimos descontos em seus produtos. Os varejistas encontram nesta data uma ótima maneira de alcançar novos clientes.
A Black Friday também é considerada o pontapé inicial para a temporada de compras para o Natal. As lojas começam a divulgar ofertas e preços especiais.
Contudo, ainda existem proprietários de lojas do mercado pet que não sabem como se organizar ou preparar seu negócio para tal data. Neste artigo, te contamos tudo o que você precisa saber para estar em dia com a Black Friday.
Escolha os produtos para as promoções
Faça um mapeamento de todos os seus produtos para definir quais serão os que farão parte das promoções. Uma dica é escolher produtos que normalmente tem dificuldade em sair do estoque. Em contrapartida, reforçar a venda de produtos com uma boa saída é uma ótima maneira de fortalecer o seu sucesso.
Oferecer descontos e promoções em alguns serviços também é muito importante. Ofertas em banho e tosa podem ser muito efetivas nesse evento.
Seja honesto nas ofertas
Como em qualquer outro mercado, as promoções nos pet shops devem ser feitas de maneira honesta. Um motivo de insatisfação para muitos é que várias empresas maquiam as promoções e, no fim, nada é real. Não faça parte disso!
Utilize esta data para atrair novos clientes, consolidar os antigos e a confiança deles. Ofertas boas e reais irão chamar a atenção do público e trazer confiança e prestígio a sua marca. Não se estresse em fazer ofertas monstruosas de 90% de desconto, mas foque em promoções nas quais sua empresa é capaz de lidar.
Prepare sua equipe e a organização de sua loja
O esperado é que o movimento de clientes em sua loja seja bem maior que em dias normais. Desse modo, é muito importante trabalhar para que a qualidade do serviço e atendimento não deixe a desejar.
Um mau atendimento é uma das principais causas pelas quais os clientes desistem da compra. Não deixe isso afetar seu negócio!
Foque na estrutura do seu estabelecimento, caso necessário, relocalize os produtos e prateleiras para que os clientes tenham mais espaço para locomoção. Aumentar o número de caixas também é muito importante para que não haja muitas filas.
Reforce sua equipe de vendas e atendimento. Se você dispõe de um número pequeno de trabalhadores e crê que não será suficiente para a demanda de clientes, contrate funcionários temporários para suprir essa necessidade.
Capriche na sua campanha de promoções
Use e abuse da sua campanha publicitária. Quanto antes você começar a divulgar, melhor. Se empenhe em publicar posts em suas redes sociais, enviar e-mails promocionais, panfletar e mais.
O intuito é instigar o cliente. Por isso, não se preocupe em definir os preços nos anúncios, mas deixá-los cientes das promoções. Essa data é responsável por aumentar as vendas e o número de clientes, por isso não poupe esforços ao promovê-la.
Concluindo…
A Black Friday é muito importante para o setor varejista brasileiro e agora você já sabe tudo o que vai precisar para aproveitar essa data e garantir muito sucesso para sua marca. Se programe e não a deixe passar em branco.