Sem pestanejar, um dos maiores desafios da maioria dos pet shops, na hora de banhar e tosar alguns pets, é o comportamento agressivo que eles podem apresentar. Muitos são os motivos que podem levar a esse tipo de comportamento por parte do animalzinho.
No post de hoje, vamos apresentar dicas práticas de como lidar com cães e gatos agressivos no momento do banho ou da tosa.
Motivos de uma eventual agressividade
O pet tem uma personalidade que se relaciona com sua raça e as características da linhagem ancestral. Às vezes, por ter um instinto mais aguçado para a caça, às vezes por causa de fatores externos como calor, ou até mesmo por motivos de sobrevivência a partir de sua perspectiva animal, como acontece com os humanos.
Inúmeros são os fatores que podem levar a uma agitação do animalzinha durante o banho e a tosa. Trata-se de um momento em que há um contato entre o ser humano e o animal. E, às vezes, ele pode encarar essa aproximação como uma ameaça, por mais suave e profissional que possa ser a abordagem.
Alegrias, traumas, falta de hábitos, características de linhagem e etc. Muitos podem ser os fatores que ensejam uma agitação fora do comum no momento do banho e da tosa.
Confira abaixo uma lista com 5 dicas práticas de como agir diante uma agressividade inesperada de um animalzinho no atendimento para banho ou tosa.
Dicas práticas para o pet shop
- Estimule o hábito de banho e tosa: afinal, o animalzinho pouco habituado ao banho e tosa, tende a estranhar o momento em que isso for acontecer, diferentemente daquele que já possui uma cultura nesse sentido. É valioso que isso comece ainda nas primeiras idades do pet.
- Não deixe o tutor no mesmo ambiente onde está acontecendo o atendimento: alguns animais tendem a ficar mais agitados na presença de seus tutores. Por isso, sugira que ele dê uma caminhada ou indique uma sala de espera.
- Utilize equipamentos de segurança para que ninguém se machuque, especialmente com possíveis mordidas ou arranhões. Caso o cãozinho seja fã de mordidas, não esqueça da focinheira.
- Tenha uma recepção amorosa e acolhedora com pets novos. É muito importante que o ambiente seja amigável e não ofereça qualquer tipo de ameaça para o bichinho.
- Atendimento apenas com agendamento prévio. Saber para quando está agendado o atendimento para animais reincidentes em comportamento agressivos é fundamental para poder preparar o ambiente, os equipamentos e a equipe para recebê-lo e tornar esse um momento alegre.
Conheça o seu cliente
É muito importante lembrar que uma aproximação com os tutores de modo a ser possível lhes passar orientações e dicas é essencial para que o cão comece a ter familiaridade com o pet shop e seus profissionais.
Por isso, além do serviço, converse e troque informações com seus clientes (tutores). Dessa forma, você vai perceber que, ao longo do tempo, eles vão começar a adotar boas práticas que vão facilitar o trabalho do pet shop no momento do atendimento.