Todo e qualquer negócio trabalha com pessoas e para pessoas. Com pessoas, pois você vai precisar de colaboradores, externos ou internos, para a logística da sua empresa. Gestão de pessoas é essencial.
De todo modo, mesmo que por algum motivo você não precise, o produto que você vende ou o serviço que você presta, no final das contas, é para ser adquirido ou contratado por alguém.
Com o pet shop, não é diferente. Mesmo que nosso amor nos faça trabalhar pelos nossos animaizinhos, o contato comunicacional acontece com o tutor do pet.
Por isso, no post de hoje, nós vamos falar sobre a gestão de pessoas no pet shop, e como isso pode ser fundamental para obtenção de resultados melhores no seu desempenho de vendas.
Siga com a gente e leia mais sobre o assunto.
O planejamento estratégico é uma peça chave no sucesso de qualquer negócio, inclusive para garantir a sobrevida do mercado. Nele, você consegue identificar não apenas o propósito da sua empresa, mas também seus objetivos e as regras para que ele opere.
Isso é fundamental para te dar uma visão, enquanto gestor, dos lugares que seu negócio precisa preencher com pessoas.
Só a partir disso que você conseguirá alocar os perfis nos locais apropriados com suas habilidades e potencialidades.
Por exemplo, a maioria dos colaboradores do seu pet shop, se não todos, terão um contato direto com os animaizinhos. Logo, tem que ser pessoas que tenham afinidade e cuidado com animais para desempenhar tal função.
Já a função de atendente comercial demanda um perfil diferente para a função de financista ou caixa, que pede um colaborador metódico e com afinidade em matemática.
Todos precisarão, todavia, estar alinhados com a missão, com a visão e seus valores, direcionadores definidos ainda na fase de planejamento e que vai balizar todos os processos da sua empresa, inclusive o de gestão de pessoas.
Dois momentos valiosos da Gestão de Pessoas são o recrutamento e a seleção.
Recrutar é chamar os interessados, enquanto selecionar é filtrá-los de acordo com os direcionadores estratégicos da empresa que, nesse momento, deverão ser observados mais do que nunca.
O recrutamento leva em consideração os conhecimentos levantados sobre os seus setores, suas demandas e o que cada um deles pede para as pessoas que irão preenchê-lo. Por isso, é um momento importante.
Com um processo seletivo alinhado com os seus objetivos e propostas, você evita, por exemplo, que uma pessoa avessa a animais seja contratada para o banho e tosa. Ou então que alguém pouco familiar de matemática ocupe o cargo de caixa.
Veja outras dicas práticas para tornar seu pet shop um sucesso na obtenção de resultados, a partir da gestão de pessoas.
Quando o colaborador tem uma abertura para com seu superior, a comunicação flui melhor. Fatores como transparência e diálogo são valorizados, tornando o ambiente mais saudável e menos tendente a intimidações e erros.
Aliás, você enquanto gestor também precisa abrir vasos comunicantes com sua equipe, dando retornos sobre atuação e desempenho, adotando uma comunicação o mais acolhedora possível.
Especialização técnica garante um serviço excelente e um serviço excelente frutifica em resultados benéficos, mas você só consegue o primeiro através de qualificações e treinamentos para sua equipe. Por isso, não hesite em investir nessas políticas.
Recompense com momentos de comemoração e homenagem, integrando o coletivo e propiciando o contato e reconheça com bônus e políticas de benefícios. Isso é importante para engajar sua equipe e para transmitir a verdadeira mensagem da gestão de pessoas: nós olhamos pra você!
Logo, nada mais adequado do que uma consultoria especializada em gestão de pessoas para pet shops, pois dessa forma, você terá um corpo de colaboração formado por pessoas que realmente vão vestir a camisa da empresa, qualificando ainda mais a sua imagem de mercado.
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