Quando falamos de atendimento ao cliente no banho e tosa, o que vem à sua mente? Provavelmente, atender o dono do pet com um sorriso no rosto e um “bom dia” estonteante, certo? Mas essa estratégia é muito mais que isso. O atendimento ao cliente é todo o suporte que você oferece aos seus clientes e que os ajuda a ter uma excelente experiência com a sua empresa.
No post de hoje, os groomers e empreendedores, Rubinho Araújo, Cíntia Carmargo e Leandro Santos, vão nos ajudar a entender o que é um bom atendimento ao cliente no banho e tosa. Bora lá?
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A Era do Cliente
Antes de tudo, você precisa entender que estamos em um mercado que a competitividade está acirrada, assim, diante deste cenário, o atendimento personalizado é muito importante.
Falamos de algo voltado para cada cliente de forma individual, ou seja, é fazer com que seu consumidor sinta-se especial e realmente importante no contato que ele tem com a sua empresa. “Hoje, temos clientes que querem peculiaridades. Eles querem sentir que seu cachorro é o mais importante no banho e tosa”, diz Rubinho Araújo.
Além disso, as pessoas estão cada vez mais informadas e envolvidas em vários tipos de assunto através da internet. Por isso, é super importante você estar preparado quando receber aquela imagem de tosa que seu cliente quer muito fazer no seu cãozinho, mas que não tem nada a ver com a raça do animal. E aí, o que fazer?
“Nessas situações, você precisa escutar seu cliente, entender o que ele quer e explicar para ele, de uma maneira gentil, que aquela tosa não é adequada para seu cãozinho”, instrui Leandro Santos. “Após isso, você mostra outras opções, através de fotos do seu trabalho ou imagens da internet”, conclui. Isso fará com que seu cliente confie em você como um profissional qualificado e ficará satisfeito com seu trabalho.
É muito importante você ter um leque de opções. “O mercado se atualiza constantemente e vemos muita tosa diferente e bacana”, diz Cíntia Camargo. Muitas vezes, seu cliente não pede aquela tosa que seria perfeita para o cãozinho dele, mas você nunca ofereceu ou não fez, e ele não conhece. Por isso, a divulgação do seu trabalho nas redes sociais é tão importante também.
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Não se esqueça o quanto seu cliente quer se sentir importante para seu negócio. Entenda que, muita vezes, ele quer conversar e trocar ideias com você. Seja paciente e solícito. “Eu acho que a gente precisa desse feeling para nossa fidelização”, diz Camargo. “Um banho e tosa bem sucedido é aquele que busca se comunicar com seu cliente e saber suas necessidades”, conclui.
Surpreenda e encante seus clientes
Seu cliente vai só tomar um banho? Encante-o! Limpe o cantinho o olho, da uma arredondadinha na pata, uma acertada com a tesoura, etc. Isso valoriza seu trabalho e é um diferencial.
“Uma coisa que faço e os cliente gostam muito, é aproveitar as datas comemorativas, como o carnaval, por exemplo, e enfeitar o cão com adereços e fotos com fundo temáticos”, diz Camargo.
Estude sempre!
Os clientes pesquisam até as raças de seus filhos de estimação e querem saber de tudo! Por isso, é imprescindível você estar por dentro, além de raças; das novidades, marcas, tosas, boas práticas, etc. Tenha pauta e conhecimento para conversar com seu cliente como um profissional.
Onde se profissionalizar? Nós temos a Escola Perigot em São Paulo, capital, onde oferecemos aulas de especialização.
Nossos professores e orientadores são profissionais com experiência na área de banho e tosa. Na Escola Perigot, você definitivamente se sentirá seguro ao atender seus clientes e conquistará seu sucesso.
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Assista o vídeo na íntegra
https://www.youtube.com/watch?v=ubu4FstAVAI
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