Transforme seu Pet Shop em um negócio altamente rentável

Pet Shop em um negócio altamente rentável

Empreender muitas vezes pode parecer uma tarefa para quem sabe voar, tanto literal quanto de maneira figurada. Empreender no segmento de Pet Shops não é diferente! Para ser dono de uma loja de serviços e produtos para animais de estimação é preciso que o empreendedor saiba lidar com os altos e baixos do empreendimento para que o mesmo se torne um negócio extremamente lucrativo.

Sendo assim, preparamos 5 dicas especiais para que você possa transformar o seu Pet Shop em um negócio altamente rentável.

(Veja também: Como montar um Pet Shop de sucesso)

  1. Gerencie suas compras, estoque, vendas e as suas Margens de Lucro

Todas as suas operações de compra e venda e as suas margens de lucro precisam ser gerenciadas de perto para criar um fluxo constante de receita para o seu Pet Shop. Isto inclui prestar atenção à gestão do seu inventário, compras e índices de volume de negócios. Um dos principais índices utilizados para gerenciamento de inventário é a taxa de rotatividade do estoque, que é o custo dos bens vendidos dividido pelo estoque médio e a sua qualidade. Este índice é usado para medir a eficiência em modelos de negócios e deve ser usado junto com outros dados, como as margens de lucro, por exemplo, para determinar a rentabilidade do empreendimento.

A margem de lucro é o lucro líquido dividido pela receita. As empresas que têm um lucro menor tendem a ter volume de negócios elevado, enquanto as empresas que têm um menor volume de negócios têm uma margem de lucro maior.

Os alimentos destinados aos animais de estimação, por exemplo, é um dos itens mais complicados para segurar nas prateleiras. Embora tenha uma vida de prateleira relativamente curta, é o tipo de produto que pode se vender em larga escala quando se tem um preço competitivo. Os donos de animais estão se tornando cada vez mais conscientes da escolha de alimentos saudáveis e isentos de substâncias prejudiciais à saúde dos bichinhos, já que o país como um todo está experimentando um impulso para uma vida mais saudável.

Os donos de animais de estimação compram alimentos para seus bichos semanalmente. Porém, estes tipos de produtos estão disponíveis em muitos lugares diferentes por preços muito semelhantes, então por que eles devem comprar de você?

A resposta é simples: Porque você oferece os melhores alimentos com os melhores preços!

Utilize as vendas destes alimentos como uma oportunidade atrair mais clientes para o seu Pet Shop, pois assim, você terá a grande oportunidade de expor todos os seus demais produtos e serviços. Então, cabe a você transformar esses donos de bichinhos que vivem a comprar alimentos, em clientes fidelizados. Para se ter clientes fidelizados, vale a pena diminuir sua margem de lucro em alguns tipos de produtos e até mesmo apenas manter um ponto de equilíbrio sobre estes itens se necessário.

Você também deve gerenciar seu inventário através de sistemas de gestão. Isso permitirá que você acompanhe suas vendas, extraia relatórios e extraia dados que serão úteis em seus pedidos futuros. Muitos donos de Pet Shops pensam que é melhor comprar de vários fornecedores diferentes para se obter os melhores preços em itens únicos. No entanto, você pode encontrar melhores margens em geral, gerenciando seu estoque e adquirindo seus produtos de um único fornecedor. Portanto, tente fechar uma parceria com um fornecedor que consiga lhe fornecer uma quantidade variada de produtos para o seu pet.

  1. Defina o seu Nicho de Mercado

Você deseja abrir um Pet Shop que vende cães, gatos, peixes e aves comuns, ou uma loja que vende animais exóticos? Você vai apenas vender animais de estimação ou apenas comida e suprimentos?

Um Pet Shop altamente rentável define seu mix de produtos através de pesquisas de mercado. Pesquise seus dados geográficos e demográficos para descobrir quais são as maiores demandas para animais de estimação e quais são os produtos e serviços relativos ao seu nicho de mercado específico.

Por exemplo, você pode definir vender filhotes, produtos, e prestar serviços para uma raça de cães específica, tipo, o Golden Retriever. Para fazer isso, você precisa ter certeza de que você e seu Pet Shop serão os maiores especialistas em reprodução e venda de Golden Retriever de sua região. Essa pode ser uma excelente estratégia inicial para atrair clientes que sejam amantes desta raça para sua loja. Isto lhe dará também a grande oportunidade de vender outros produtos de seu mix para estes mesmos clientes, e ainda oferecer um belo pacote de descontos na compra de bens e serviços para os seus filhotes e assim fidelizá-los.

  1. Especialize sua equipe de Atendimento ao Cliente

Pet Shop em um negócio altamente rentável

Nada é mais irritante para um consumidor do que visitar uma loja e saber mais sobre um produto que a pessoa que o está atendendo. Como proprietário de um Pet Shop, você precisa ser um especialista em todos os produtos e serviços relacionados ao seu nicho de mercado. Certifique-se também de que todos os membros da sua equipe serão treinados adequadamente para demonstrar todo esse conhecimento aos clientes.

Comprar produtos em uma loja de varejo especializada é mais do que apenas preço, mas sim uma experiência inesquecível que um cliente pode ter ao ser atendido por alguém que sabe sobre o que está falando. Estes treinamentos também permitirão que sua equipe promova muito mais do que a venda de produtos e serviços, mas também um conceito de atendimento com muito valor agregado, o que com certeza, irá fidelizar seus clientes por toda a vida de seus bichinhos. Estes clientes entenderão que seu Pet Shop vende mais do que soluções temporárias, mas, que realmente você se preocupa oferecendo soluções completas para seus animais de estimação, e que eles poderão recorrer à você em qualquer situação.

  1. Divulgue seus produtos e serviços em seu site e nas mídias sociais

Tenha um site para o seu Pet Shop que seja interativo e muito fácil de navegar. Este site precisa conter: “o que, quem, onde, quando e os por quês” do seu negócio. Deixe muito visível todas as suas informações de contato, de preferência, no canto superior e no rodapé, e mostre aos seu público que você é diferente da concorrência. Sua página inicial é uma ótima mídia para seu Pet Shop anunciar qualquer ação promocional.

Marque presença nas mídias sociais criando uma página de negócios para o seu Pet Shop e conecte-se com seus atuais e potenciais clientes. Poste dicas do tipo, “como fazer”, ou de alimentação, de higiene e fotografias em sua página do Facebook.

Uma estratégia sensacional que você pode criar em sua página do Facebook é uma competição das fotos mais engraçadas dos animais de seus clientes, onde os mesmos poderão concorrer desde a guloseimas ou pacotes de ração, ou até mesmo um tratamento de beleza para os bichinhos a cada trimestre. Logo em seguida, mantenha um relacionamento com cada cliente que participar das promoções, perguntando aos mesmos, o que eles mais precisam e quais são suas maiores dificuldades para criarem bem seus animais de estimação. Ofereça um brinde especial ou peça-lhes para postar fotos de seus animais de estimação em sua loja ou vestindo produtos de sua loja, com o seu próprio #hashtag especial.

Anuncie seus produtos e serviços exclusivos para seus potenciais clientes de nicho de mercados-alvo, proprietários de várias raças de animais de estimação específicas e diferencie sua loja dos grandes varejistas. Dependendo de sua localização e orçamento, considere imprimir panfletos ou fazer publicidade ao ar livre, crie um jingle na rádio local, ou mostre sua loja e produtos em canais de TV’s locais.

  1. Ofereça incentivos e serviços diferenciados

Considere oferecer para os seus clientes serviços diferenciados, tipo, creche para cães e gatos, adestramento ou serviços de passeios e exercícios para os bichos. Se você não possui meios para contratar uma equipe para realizar estes serviços, considere fazer parcerias com prestadores de serviços confiáveis.  Eles poderão lhe alugar um espaço, aumentando seus lucros e fornecendo serviços que você definir oferecer à parte para seus clientes. Os clientes ocupados agora terão uma tarefa a menos em sua lista de afazeres, pense nisso.

Com o aumento dos gastos com tratamentos veterinários, os donos de animais de estimação estão se preocupando muito mais com todos os aspectos para manterem seus bichinhos sempre saudáveis, desde as melhores rações, vitaminas e cuidados de higiene e exames de rotina. Ao oferecer ou criar um centro de bem-estar para seus animais de estimação você será capaz de capitalizar sobre o mercado de saúde preventiva para os pets., e transformar seu pet shop em um negócio altamente rentável.

Lembre-se: Quando os bichinhos de estimação são felizes e saudáveis eles são capazes de trazer muito mais alegria para a vida de seus donos.

Outra maneira de agregar valor aos serviços oferecidos para seus clientes é oferecer descontos de fidelidade ou cartão de crédito de sua própria loja. Isso atrai os clientes para gastarem mais dinheiro em seu estabelecimento  e a continuarem  a frequentá-lo constantemente, devido aos descontos ou ofertas especial que poderão desfrutar. Todos estes serviços adicionados farão seu pet shop se tornar altamente rentável, além de se destacar dos grandes varejistas concorrentes.

(Veja também: Dicas para aumentar o faturamento de seu Pet Shop)

Conclusão

Ao redefinir o seu negócio e analisar de perto a concorrência, produtos e margens de lucro, você não só irá aumentar a sua rentabilidade, mas construir uma forte base de clientes e para assim se manter acima das tendências e armadilhas que muitas lojas de varejo especializadas em animais enfrentam todos os anos. Esta diferenciação no seu modelo de negócio para pet shop irá definir o seu benchmark de sua concorrência e seu pet shop será conhecido por seus clientes como: “o lugar para todas as necessidades de seus animais de estimação”.

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