Preço de serviços para Pet Shop: você está calculando certo?

Preço de serviços para Pet Shop: você está calculando certo?

Deixar seu Pet Shop incrível não é nada fácil, não é? Diferente de calcular preço de venda para produtos, calcular o preço de venda de serviços para Pet Shop contém camadas mais sutis que não podem ser deixadas de lado.

Talvez, um dos maiores desafios do empreendedor, seja calcular de maneira precisa e correta todos os custos envolvidos em um serviço. Com isso, chegar a um preço de venda que não o faça perder dinheiro e se mantenha dentro da esfera da concorrência.

Se interessou pelo assunto? Nessa matéria vamos listar tudo o que você precisa saber para definir o preço de serviços para Pet Shop, sem ficar no prejuízo. Continue conosco até o final 😉

Como calcular o lucro do seu Pet Shop?

Hoje em dia, um Pet Shop pode oferecer uma gama enorme de serviços, sendo eles: estéticos, banho e tosa, veterinários, cirurgias e consultas; e serviços administrativos como tele entrega e tele busca.

Nesse post utilizamos como exemplo, o cálculo do preço de custo e venda de um banho de animal de pequeno porte em um Pet Shop, e dividimos todo o processo em 13 etapas para facilitar o entendimento.

  1. Cálculo da mão de obra direta.
  2. Cálculo dos materiais diretos.
  3. Cálculo do custo unitário do serviço.
  4. Custos fixos.
  5. Custos variáveis da venda.
  6. Margem de lucro.
  7. Ccálculo da taxa de marcação.
  8. Cálculo do preço de venda de serviços para pet shop.
  9. Preço de mercado.
  10. A vista, descontos e técnicas.
  11. Cartão de crédito.
  12. Tele busca e tele entrega.
  13. Manutenção.

Preparado? Vamos aos cálculos:

1 – Cálculo da mão de obra direta

Inicialmente precisamos calcular qual valor todos funcionários do setor de estética representam em custo para o Pet Shop.

Após todos os cálculos, vamos chegar a um único valor/hora de todo o setor, independente de quais serviços você faça ou quantos funcionários tenha.

Vamos considerar que seu negócio possui 2 funcionários responsáveis pelos serviços de estética, e vamos supor que ambos recebam R$750,00 de salário. Sendo assim, o valor da folha de pagamento total é de R$1.500,00. Para calcular o custo da hora do setor de estética aplicamos a seguinte fórmula:

Preço de serviços para Pet Shop: você está calculando certo?

Explicando:

  • Salário dos funcionários: custo total da folha de pagamento, no nosso exemplo: R$750 + R$750 = R$1.500,00
  • Encargos sociais: o conjunto de obrigações que a empresa deve pagar mensal ou anualmente aos seus funcionários.

Por exemplo: INSS, FGTS, PIS/PASEP. Caso você tenha dúvidas em relação aos números exatos dos encargos, você deve conversar com seu contador.

No exemplo, vamos utilizar 60% dos salários para realizar os cálculos: R$900,00.

  • Número de funcionários: 2
  • 160 horas: quantidade de horas trabalhadas ao mês por cada funcionário. Lembre de considerar, caso  o regime de horas seja diferente do tradicional. Mas, geralmente, 160 horas por mês, ou seja, 8h diárias será o padrão.

Aplicando na fórmula:

  • Custo da Hora = salário dos funcionários + encargos sociais/número de funcionários * 160 horas.
  • Custo da Hora = 1500 + 900 ÷ 2 x 160
  • Custo da Hora = 2400 ÷ 320
  • Custo da Hora = R$7,50

Concluindo:

O custo da mão de obra direta por hora do setor de estética será de R$7,50.

Isso significa que trabalhando, ou não, o setor de estética tem um custo de R$7,50 por hora.

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2 – Cálculo dos materiais diretos

O segundo passo é calcular todos os materiais utilizados na realização do banho. Determinar esses custos pode parecer um pouco estranho pelo fato de termos que fracionar as quantidades, mas não se iluda, pois são valores muito importantes que se negligenciados podem ocasionar em um furo no seu caixa.

Para realizar um banho completo temos os seguintes materiais: shampoo, perfume, talco, abrilhantadores e lacinhos/gravatas.

Observação: água e energia elétrica, por se tratar de materiais bem difíceis de se medir individualmente, vamos ratear esses junto com os custos fixos (veremos isso na parte 4).

Para realizar esse cálculo, é necessário primeiro fazer a porcentagem usada em cada item. Por exemplo, para um banho em animal de pequeno porte será utilizado uma média de 50 ml de shampoo.

O shampoo foi comprado em potes de 5 litros (5000 ml),  que custam 40 reais.

Vamos aplicar a regra de três para saber o custo com shampoo.

Preço de serviços para Pet Shop: você está calculando certo?

Produtos que são unidades, como lacinhos e gravatas, são mais fácil de calcular o custo. É só dividir o preço do pacote pela quantidade que contém no saco para ter o valor unitário.

Essa conta deve ser realizada para todos os itens utilizados no banho:

  • Totalizando: shampoo + perfume + lencinho + talco + cremes = 0,40 + 0,10 + 0,15 + 0,50 + 0,50 = R$1,65.

O total de custo dos materiais diretos é R$1,65. Ou seja, para cada banho dado, é gasto R$1,65 com materiais.

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3 – Cálculo do custo unitário do serviço

Continuando com os cálculos de preço de serviços para Pet Shop, agora que temos os valores de mão de obra e dos materiais, vamos descobrir qual o custo básico de um banho no pet.

Para isso, precisamos saber o tempo médio de duração de um banho, esse deve ser contabilizado do momento inicial, em que o funcionário pega o animal, até o final, quando o animal está com o lacinhos na cabeça pronto para ir para casa.

Primeiro devemos saber o custo da mão de obra, para depois calcular qual é o gasto unitário de cada banho de porte pequeno realizado no pet.

  • Custo da mão de obra = custo da hora x tempo de duração do serviço
  • Custo da mão de obra = R$7,50 x 0,5 (30 minutos por banho)
  • Custo da mão de obra = R$3,75

Obs: custo da hora (calculado na parte 1).

  • Custo Unitário = Custo da mão de obra + custo em materiais
  • Custo Unitário = 3,75 + 1,65
  • Custo Unitário = R$5,40

4 – Analisando os custos fixos

Na parte 3, descobrimos o custo unitário de um serviço, mas ainda existem custos que não foram contabilizados e que para cada serviço ou produto vendido, uma pequena parte desses gastos devem ser inseridas também no valor .

Esses outros gastos, vamos chamar de custos fixos, independente de termos clientes ou realizarmos serviços, temos que pagar por eles que são: aluguel, pro-labore, telefone, água, energia elétrica, gastos com limpeza, depreciação e entre outros.

Uma maneira fácil para fazer isso é analisar os meses passados. Por exemplo, vamos supor que para abrir O Pet Shop todo dia pela manhã e fechar no final da tarde durante um mês nos custe: R$6.000,00.

Vamos chamar isso de custo fixo médio (CFm). Agora, outro valor que precisamos é a receita bruta. Iremos dizer que tivemos uma receita bruta média (RBm) de R$20.000 (quanto ganhamos vendendo serviços e produtos).

Dica: para calcular a depreciação dos materiais, devemos calcular individualmente quanto tempo cada equipamento irá durar. Por exemplo, normalmente em um banho são utilizados escova de cerdas, esponjas, toalhas, correntes, enforcadores, secadores e banheira. Vamos pegar como exemplo a banheira. Supondo que precisamos trocar a banheira uma vez a cada três anos, devemos dividir o valor que pagamos na banheira pelo tempo da sua vida útil. Então, supondo que pagamos a banheira do banho e tosa R$800,00 reais. Com isso, devemos dividir por 36 meses (3 anos), chegando a um valor de R$23,00 reais por mês. Após calcular todos os custos de todos os equipamentos, você poderá adicionar esses valores ao custo fixo médio (CFm).

Agora o próximo passo é  calcular o percentual do custo fixo em relação a receita bruta.

  • CF% = (CFm ÷ RBm) x 100
  • CF% = (6000 ÷ 20000) x 100
  • CF% = 30%

Ou seja, agora sabemos que a cada serviço vendido deverá suportar 30% dos custos fixos.

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5 – Embutindo impostos e taxas

Agora, precisamos saber quais são as alíquotas pagas dentro do nosso pet. Por exemplo:

  • ISSQN: 5%
  • PIS: 0,65%
  • COFINS: 3%
  • Contribuição Social: 1,08%
  • IRPJ (Lucro presumido): 1,20%
  • Total: 10,93%

Com essas informações em mãos, podemos saber o que cada serviço vendido deverá suportar 10,93% dos impostos e taxas.

Importante: caso você tenha dúvidas em relação a essas alíquotas, consulte seu contador.

6 – Margem de lucro

Ta espantada com a quantidade de cálculos para fazer? Mas calma, que ainda temos mais algumas contas para fazer pela frente, bora?

Agora precisamos definir a margem de lucro (gostamos!). Esse é o valor esperado pelo empresário para lucrar, após todos os custos.

Importante prestar atenção nessa hora, pois após o cálculo da margem de lucro, você deverá ser analisar os preços de mercado. Com isso, poderá verificar se está em parâmetro com a concorrência.

No cálculo de preço de serviços para Pet Shop uma margem de lucro saudável pode ser considerada em torno de 15%.

Preço de serviços para Pet Shop: você está calculando certo?
Preço de serviços para Pet Shop: você está calculando certo?

7 – Cálculo da taxa de marcação

Já temos todos os fatores para calcular o preço de venda, mas ainda precisamos encontrar nossa taxa de marcação.

A taxa de marcação é o fator que vai definir o preço de venda do serviço.

Preço de serviços para Pet Shop: você está calculando certo?

Onde:

  • CF% = Percentual de Custo Fixo (Parte 4)
  • CVV = Custos Variáveis da Venda (Parte 5)
  • ML = Margem de Lucro (Parte 6)

Preço de serviços para Pet Shop: você está calculando certo?

8 – Cálculo do Preço de serviços para Pet Shop

Continuando com os cálculos de preço de serviços para Pet Shop, finalmente chegamos a parte de cálculo do preço de venda propriamente dito.

  • PV = CUS x TM
  • CUS = Custo Unitário do Serviço (Parte 3)
  • TM = Taxa de marcação (Parte 7)
  • PV = 6,7 x 2,26
  • PV = R$15,20

Dessa forma, para realizar o serviço de banho em um animal de pequeno porte, podemos praticar o preço mínimo de R$15,20.

9 – Preço de Mercado

Bom, após muitos cálculos feitos ainda não chegamos no nosso valor final. Respira, estamos quase!

A parte de pesquisa de mercado é uma das mais importantes do processo. Quanto custa o mesmo banho em um animal de pequeno porte nos pets do seu bairro?

Vamos imaginar algumas situações…

Cenário 1: pets do bairro cobram valores maiores como, por exemplo, R$20,00.

Agora que você sabe como o preço de venda é calculado podemos supor algumas coisas: os Pet Shops vizinhos possuem custos maiores do que os seus; oferecem serviço com produtos/insumos de maior qualidade que você; possuem fornecedores mais caros que os teus; pagam salários maiores para os funcionários; ou possuem uma margem de lucro maior que a sua. E por aí vai.

Cenário 2: pets do bairro cobram valores menores como, por exemplo, R$10,00.

Seguindo o mesmo raciocínio: os pets vizinhos usam materiais/insumos piores que os que você usa, tem fornecedores mais baratos, menor margem de lucro, funcionários mais baratos, fazem o serviço mais rápido que você…

Estamos criando esses cenários para ajudar no brainstorm de ideias. Por que na verdade o que importa mesmo é a maneira que você se posiciona no mercado, independente do seu preço.

Mas, o que isso significa? Que você pode se posicionar no mercado como um Pet Shop de classe média/alta, oferecendo um serviço de extrema qualidade, profissionais treinados, cafézinho e sala de espera para seus clientes, e com isso, não é impossível praticar uma estratégia de preços maiores que os seus concorrentes.

Importante: mas caso seu pet seja para classe C, D e você não queria oferecer cafézinho e sala de espera, não há problema algum nisso.

A questão é você se posicionar no mercado. Se o seu serviço é mais caro que o dos pets vizinhos, os clientes devem saber e ver o porque. Agora se o cliente resolve fazer o teste e perceber que o valor recebido (atendimento, qualidade do serviço, estrutura do estabelecimento) é igual em ambos Pet Shop, certamente o estabelecimento escolhido vai ser a de menor preço.

Dicas para aumentar o faturamento de seu Pet Shop

10 – Pagamentos à vista, descontos e técnicas

Vamos continuar com nosso valor de R$15,20.

Você sabe que menos que isso não pode cobrar, mas caso cobre, deverá estar 100% consciente que está abrindo mão de uma fatia da sua margem de lucro.

Grande parte dos clientes ao finalizar a compra vai barganhar o preço. Isso acontece por inúmeros fatores: não ter na carteira aqueles 0,20 centavos e olhar para você e falar: R$0,20 de desconto a vista ou por que sou bom pagador, entre outras desculpas.

Pode até ser que algumas vezes você não vai ter troco, e vai deixar por esses R$15.

Analisando esses descontos mais a fundo, perceba que após 250 banhos dados (10 banhos por dia em um mês), são R$50 reais a menos no faturamento.

Em um ano, serão R$600 reais a menos. E esses R$600 reais é a passagem de SP -> RJ das suas férias, que por causa dos 0,20 centavos do “descontinho” você perdeu.

Mas, então, como resolver?

1 – Simplesmente aumentar o preço = R$15,99 ou. R$16,99.

2 – Use a técnica do 0,99 (Técnica conhecida como Odd Price), é um centavo a menos, mas para nosso cérebro lemos com mais ênfase o primeiro número, como se lêssemos R$15 “com alguma coisa”, quando na verdade é $16.

Ainda irão acontecer as mesmas barganhas que citei no exemplo do parágrafo anterior, como o: faz por $15 pela amizade. Mas, levando em conta que alguns farão e outros não, você não baixará dos $15,20 que é o seu preço de venda mínimo.

Precisamos pensar em todos esses aspectos para calcular o preço de serviços para Pet Shop, certo?

11 – Cartão de crédito

Qual a taxa que você paga no cartão? Para calcular o preço de serviços para Pet Shop, esse valor deve estar embutido na venda.

Vamos supor que seu cartão lhe cobra 5% sobre toda a venda.

Então temos: $15,20 x 1,05 = $15,96.

12 – Tele busca e Tele entrega

A definição desta etapa, varia de acordo com cada Pet Shop. No entanto, vamos citar alguns exemplos aqui para você.

Dentre as formas para cobrar este serviço,  existem alguns Pet Shops que:

  • Embutem no preço do serviço os gastos com as teles;
  • Possuem valores conforme a distância dos bairros;
  • Cobram a parte (caso cliente deseje o serviço); e
  • Terceirizam o serviço com motoristas.

Caso você queira embutir o valor das teles em todos os serviços, você deve levar em consideração todos os gastos referentes a ele, como por exemplo: funcionário/motorista, gasolina, manutenção do veículo e eventuais multas de trânsito.

Caso você precise comprar um veículo para realizar esse serviço é importante realizar o cálculo da depreciação (visto na parte 4), caso você utilize seu veículo particular esse valor de aquisição do veículo pode ser negligenciado.

13 – Manutenção

Última parte, mas ainda muito importante!

Anualmente temos aumentos, seja por causa da inflação, do dissídio ou seja o que for.

Então, ano a ano, devemos recalcular todos os preços do serviços e produtos. Lembrando que, para produtos, esse valor deve ser recalculado a cada compra do fornecedor, mas aí é assunto para outro post.

Então resumindo, anualmente, deve-se atualizar as fórmulas dos valores dos salários dos funcionários, alíquotas, materiais-primas e tudo mais.

Isso vai fazer com que você calcule o preço de serviços para Pet Shop de uma forma precisa!

Conclusão

Fazer o cálculo dos preços de custo e preço de serviços para Pet Shop não é uma tarefa nada fácil, requer tempo, atenção, paciência e muitas vezes motivação, pois ao vermos quantas coisas temos que embutir no preço de venda não é algo que nos deixa entusiasmado.

O último recado que queremos lhe passar é do perigo de não realizar esses cálculos com precisão.

Provavelmente, você trabalha porque você tem sonhos, certo? Casa própria, filhos, viajar… Pois então, imagina trabalhar anos e anos sem ter ideia se esses valores que você está praticando, podem não ser corretos, ao invés de obter lucro, você pode estar decretando o fim do seu negócio a longo prazo sutilmente. E todo final de mês se questionando: “Cadê o dinheiro que não entra?“.

Você precisa gerir seu negócio. Essa é a tarefa do empresário. É complicado, não é fácil. Mas é necessário. Afinal, esse é o seu sonho, seu objetivo!

Agora, o próximo passo é mudar os números para os demais serviços: por exemplo, o tempo de realizar o banho de animal de pequeno porte é o mesmo de um animal de grande porte? A quantidade de insumos usadas é a mesma?

Provavelmente não. Então na Parte 3, onde colocamos 30 minutos por banho, temos que aumentar para 40/45 minutos, e sobre a quantidade, vai lá na parte 2 e coloca 100 ml de shampoo por banho.

Após todos esse cálculos feitos para todos seus serviços que oferece, você pode ter certeza que estará fazendo um gerenciamento completo de seu Pet Shop.

 

Esperamos que você coloque em prática as dicas que listamos aqui. Achou difícil ou tranquilo? Conte para nós nos comentários.

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Fonte

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