SAC 11 5678-2326 |

perigot@perigot.com.br

Por que meu gato me lambe?

Por que meu gato me lambe?

Os felinos são seres maravilhosos e surpreendentes. Embora muitos digam que são animais de estimação muito independentes, eles também são carinhosos e adoram passar o tempo com seus donos. A demonstração de carinho de nosso amigo de quatro patas pode chamar nossa atenção… especialmente por causa da textura de sua língua. Neste artigo, contamos  por que seu gato te lambe.

O idioma dos gatos

Se o seu gato te lambe com frequência, você provavelmente se perguntará os motivos que o levam a agir desse jeito. Existem diferentes razões e aqui nós contamos:

1. Como meio de ligação social

Os gatos não só se “arrumam”, mas também arrumam os outros. Como há certas áreas que são um tanto complicadas para “chegar” por mais contorcionista que seja, sempre precisam da ajuda de outro felino (mãe, irmãos, o que for) para cumprir a higiene pessoal.

 Isso não significa que seu gato ache que você está sujo e, portanto, lambe você, mas é uma maneira de se conectar com você trocando odores.

2. Como forma de expressar seu carinho

O idioma dos gatos não é o mesmo que o idioma das pessoas e isso não é preciso dizer. Então, como ele diz que te ama? Lambendo você! Para ele, você é sua família e, por essa razão, ele faz o mesmo que a mãe fazia quando ele era um bebê. Dessa forma, mostra seu amor e também que está ao seu lado. Além disso, pode ser uma maneira de fazer um elogio ao expressar que se sente seguro em sua presença.

3. Como um Redutor de Ansiedade

Se você vê seu gato se lambendo compulsivamente (até se machucar), talvez seja porque ele está passando por um momento de grande estresse ou ansiedade. Se tiver esses sintomas, pode querer lamber ou sugar outras superfícies e objetos, como tecido, plásticos, brinquedos, etc. Isso alivia sua tensões.

4. Como uma brincadeira

Brincar com o nosso animal de estimação é realmente bonito. Para os gatos, lamber seus pares lhes lembra a infância, quando ainda não haviam se separado de seus irmãos e de sua mãe. Este vínculo que ele criou com você não deve ser cortado. É por isso que se ele te lambe no meio da brincadeira, deixe-o fazer isso. Ele está dizendo que está se divertindo muito! Lembre-se de que os elementos químicos que solta durante a brincadeira permitem que relaxe e fique confortável.

5. Como delimitação territorial

Os gatos são muito territoriais. Eles tentam deixar sua marca para que todos saibam que ele vive lá. Ele até considera que você é sua propriedade e é por isso que ele lambe você. As partículas que expulsam através da saliva são fixadas em você e então você já está “marcado”.

6. Como intercâmbio de cheiros

Se teu gatinho ultimamente está um tanto obcecado lambendo seus dedos e mãos, é porque talvez você tenha manipulado objetos que chamem sua atenção. É normal que ele queira lamber depois de você cozinhar, trabalhar com plantas ou certos itens.

Meu gato me lambe: o que fazer?

Se você tem um gato brincalhão, é provável que ele primeiro lamba e depois morda você. Esse comportamento não é para puni-lo, claro que não… já que para eles é uma brincadeira, uma diversão simples, ele não faz isso com maldade, e claro que as mordidas devem ser suaves.

Caso contrário, você deve ensiná-lo a não fazê-lo. Preste atenção se ele morde muito e se seu pelo está eriçado, porque isso é um sinal de que algo não vai bem ou que ele está tendo um comportamento agressivo que deve ser eliminado.

Seja paciente com seu gatinho, se ele foi recentemente separado de sua mãe e o adotou como protetor, porque ele vai te lamber todo o tempo. O mesmo acontece se é uma mãe que já teve vários filhotes e já foi adotada por outras famílias.

Além de qualquer explicação, se o seu gato te lamber, você deve considerá-lo um gesto de amor e amor sem igual. Isso significa que ele tem uma boa conexão com você e que ele te ama muito.

Fonte

Nós amamos o seu Pet, por isso temos os melhores produtos. Conheça nossa loja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *