SAC 11 5678-2326 |

perigot@perigot.com.br

Os cães sabem que horas são? Sim, pelo nariz!

Os cães sabem que horas são? Sim, pelo nariz!

Existem muitas teorias sobre como os cães entendem o tempo. Alguns dizem que eles não têm percepção disso, enquanto outros acreditam que eles se sentem mais sozinhos quando não estamos juntos. Um novo estudo diz que os cães podem identificar as horas pelo nariz.

Seu cachorro está sempre sentado na porta quando você chega. Ele parece saber que horas são. Ele vai acordar você segundos antes do seu alarme disparar… será que eles sabem que horas são? Tudo parece indicar que sim. Mas vamos ver o que é verdadeiro nisso.

Os cães sabem as horas pelo nariz

Se você vive com mais alguém em casa e está com seu cachorro à espera da outra pessoa, pode ver como ele começa a ficar nervoso quando se aproxima do momento da chegada. Parece saber a hora que é.

Segundo os cientistas, cada momento do dia tem um cheiro diferente e o focinho do cão pode diferenciá-los pelo ar. Então, na realidade, em vez de dizer que os cães conhecem as horas pelo o nariz, devemos dizer que eles podem sentir o cheiro das horas.

 O focinho de um cachorro tem muito mais células olfativas do que os nossos. Portanto, sua sensibilidade olfativa é muito superior. Na verdade, graças ao seu olfato, eles são capazes de detectar câncer e outras doenças mesmo antes de seu dono perceber que algo não vai bem com sua saúde.

Eles têm cerca de 220 milhões dessas células e também uma grande variedade delas. É por isso que são capazes de capturar informações muito mais complexas do que poderíamos entender.

Além disso, seu nariz funciona em estéreo. Ou seja, cada um dos seus orifícios é independente do outro, eles têm a capacidade de cheirar dois odores diferentes e assimilá-los.

Por outro lado, eles gozam de memória olfativa. Ou seja, eles cheiram e são capazes de memorizar as circunstâncias e o momento em que o fizeram. Com isso, eles podem relacionar os cheiros e saber onde ou a que horas eles vêm.

Como o tempo cheira?

Durante o dia, os quartos e os lugares mudam de cheiro. Isso acontece porque o ar quente tende a subir e permeia as paredes com seu cheiro, enquanto que o ar frio, que permanece acima, o substitui, alterando seu aroma.

Se pudéssemos ver esse processo, poderíamos distinguir a hora que é sem olhar para um relógio.

Os cães não conseguem vê-lo, mas cheirá-lo. E eles sabem como reconhecer os odores, uma vez que um novo aroma, produzido há menos tempo, é mais intenso que um produzido há mais tempo.

Então, em muitas ocasiões, antes de passarmos pela esquina, nosso cachorro já está na varanda. E isso porque o vento leva nosso cheiro e o cheiro da rua, e ele sabe que é hora de recebê-lo latindo como doido.

A verdade é que, pouco a pouco, estamos aprendendo cada vez mais sobre o melhor amigo do homem. Eles são tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes de nós, que esse tipo de curiosidade nos ajuda a coexistir com nossos animais de estimação de forma ainda mais harmônica.

Agora você sabe por que seu cão sabe que você está voltando para casa, mesmo que tente não fazer barulho para surpreendê-lo, ou por que ele o desperta em um certo momento da manhã.

Lembre-se de que ele o sente pelo olfato, mas que poderia optar por nem se mexer quando sabe a hora que é. No entanto, ele quer vir te receber, para te lamber, para te amar.

Fonte

Nós amamos o seu Pet, por isso temos os melhores produtos. Conheça nosso portfólio e entre em contato com nossos distribuidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *