Entenda por que o segmento de Pet Shops é um mercado promissor

Entenda por que o segmento de Pet Shops é um mercado promissor

Se você está considerando investir em um Pet Shop ou acabou de abrir seu negócio, saiba que, se depender das tendências e dados do mercado nos últimos tempos, você tem boas chances de sucesso, pois ele é um mercado promissor.  Neste artigo, reunimos 5 fatores que demonstram o quanto o setor vem crescendo no país e quantas oportunidades ainda podem ser exploradas. Pronto para confirmar que seu instinto empreendedor está certo? Então, vamos lá.

Quais fatores fazem do segmento um mercado promissor:

1º – O mercado pet brasileiro é o segundo maior do mundo

Globalmente, o setor pet movimenta vasta quantia de US$102 bilhões anuais. Neste cenário, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos maiores mercados mundiais, atrás apenas dos Estados Unidos e à frente de Inglaterra, França e Alemanha. Foram R$18 bilhões movimentados só em 2015 e a previsão é que o faturamento chegue a 20 bilhões até 2020.

Você pode muito bem abocanhar uma fatia desse bolo, se souber se diferenciar da concorrência e trazer soluções para demandas que ainda não estão sendo atendidas. Nos itens abaixo você vai entender melhor do que estamos falando.

2º – Ainda há muito espaço para crescer

Segundo o IBGE, há hoje 132,4 milhões de animais de estimação no Brasil entre cães, aves, gatos, peixes e outros animais domésticos de pequeno porte. Existem 52,2 milhões de cães e 21,1 milhões de gatos pelos lares do país e a previsão é que somados eles cheguem a 100 milhões até 2020. Um levantamento feito pela Abinpet detectou que 9% dos proprietários de cães e 3% de gatos não têm o costume de comprar ração.  Isso quer dizer que ainda há espaço para crescimento quando se fala em alimentação para pets.

Considerando que o consumo de rações deu um grande salto quando os fabricantes perceberam o potencial das classes C e D e passaram a oferecer produtos com preços mais em conta, pense no que você pode fazer para atender as necessidades desse público, não só em relação à alimentação, mas a outros produtos e serviços.

3º – Ganha mais quem facilita a vida do cliente

No Brasil, pet shops não são apenas lojas, são agregadoras de produtos e serviços para animais de estimação. Conveniência para resolver todos os assuntos relativos aos seus bichinhos num mesmo lugar é algo que o público já espera. Mas você pode encontrar outras formas de facilitar a vida dos seus clientes oferecendo serviços de pet sitter e banho e tosa em domicílio, por exemplo. Veja outras ideias aqui.

4º – Gatos são tendência e o mercado ainda é pouco especializado neles.

Gatos são muito mais independentes e requerem menos atenção e tempo que os cachorros. Essas características têm chamado cada vez mais a atenção das pessoas que vivem o dia a dia corrido das grandes cidades e querem ter um bichinho que se adapte melhor à sua rotina.  Tanto que os gatos já estão presentes em 17,7% dos lares brasileiros, segundo o IBGE. Porem, nos pet shops, os produtos e serviços para cães é que reinam absolutos, tanto em volume, quando em diversidade e especialização. Dar atenção para esse crescente número de bichanos pode ser o pulo do gato para os seus negócios.

5º – Os pets são os novos filhos

Se você já notou que os pets vêm conquistando cada vez mais espaço como membros da família, um levantamento feito pela consultoria Venchi Ancona comprova sua constatação: predominantemente, quem compra e cuida dos pets são mulheres, ente 25 e 40 anos e o mesmo cuidado com alimentação e saúde que têm consigo, elas acabam estendendo aos seus bichinhos.

Atualmente, a média de gasto anual per capta é de R$390 para raças pequenas e R$760 para raças grandes. Com cada vez mais opções de cuidados, mimos e indulgências essa média só tende a crescer. Investindo no mercado de pet shops, você cresce junto.

Entenda por que o segmento de Pet Shops é um mercado promissor

Fonte

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