Abrir um Pet Shop é um bom investimento?

Está pensando em investir em um negócio próprio? Tem interesse pelo mercado de Pet Shops, mas está em dúvida se abrir um pet shop é um bom investimento?

Saiba que montar uma loja para animais de estimação pode ser uma excelente opção. O mercado tem ampla demanda e garantia de bons resultados. Porém, é preciso entender melhor como funciona o mercado.

(Veja também: Como montar um Pet Shop de sucesso)

Como é o mercado brasileiro?

No Brasil, segundo o SEBRAEo mercado de Pet Shops movimenta cerca de 14 bilhões de reais e cresce 17% ao ano. Esses dados se justificam pelo tamanho da população de animais de estimação no país: são mais de 100 milhões! Além disso, atualmente os cuidados com os pets não se restringem à alimentação, banho e tosa. Os donos mostram-se cada vez mais preocupados com a estética e o bem-estar de seus animais. Isso reflete no aquecimento do mercado, com o crescimento da procura por roupas para cães e produtos específicos para sua higiene, estética e entretenimento, por exemplo.

Entretanto, mesmo com dados tão empolgantes, o sucesso ou fracasso de um empreendimento não se limita apenas à análise de sua demanda. Realizar um estudo de viabilidade bem embasado é algo fundamental para ter certeza de que o investimento realizado terá efetivo retorno. É preciso saber se o negócio será rentável e também lucrativo. O investimento inicial para um Pet Shop variará de acordo com os serviços oferecidos, com o tamanho e a localização do empreendimento, etc. Mas com 30 mil reais já é possível iniciar os trabalhos em um estabelecimento de pequeno porte.

(Veja também: Entenda por que o segmento de Pet Shops é um mercado promissor)

Um Pet Shop pode ser lucrativo?

Para ter certeza se um negócio é lucrativo, é preciso considerar todo o faturamento bruto e subtrair dele as despesas que se tem: funcionários, impostos, matéria prima, contas de água, luz, telefone, aluguel, etc. Se o resultado for positivo, seu empreendimento é lucrativo. Entretanto, se o resultado for negativo, é necessário repensar estratégias, de modo a reduzir custos e aumentar o faturamento.

Há diversas variáveis em jogo, como o local em que seu empreendimento funcionará, quais serão suas despesas fixas, quais serviços e produtos que você pretende oferecer e quanto cobrará por eles. Com um bom plano de negócios e o devido investimento é possível fazer de um Pet Shop um empreendimento bastante lucrativo.

Mas e a rentabilidade?

Você já sabe que um Pet Shop pode ser lucrativo. Mas e quanto à rentabilidade? Rentável é aquele negócio que supera as expectativas do empreendedor. Você deve levar em conta o lucro que o empreendimento é capaz de gerar e também o investimento inicial utilizado para alavancar o negócio. Dividindo um número pelo outro, você descobrirá o percentual de rentabilidade.

(Veja também: Dicas para aumentar o faturamento de seu Pet Shop)

Em quanto tempo recuperarei meu investimento?

Não basta que um empreendimento seja rentável e lucrativo. É preciso que seu prazo de retorno (pay back) seja interessante. Para descobrir em quanto tempo sua empresa irá “se pagar”, faça a conta contrária a que você fez para calcular a rentabilidade: divida o investimento inicial pelo lucro obtido.

Planeje o início de suas atividades em seu novo empreendimento. Faça seu plano de negócios, pesquise bastante o seu público-alvo e também o mercado de Pet Shops. Isso fará com que você organize seu negócio de modo bem estruturado e com grandes chances de excelentes resultados.

Gostou das dicas? A Perigot Cosméticos e Acessórios quer te ajudar com boas práticas do mercado e entrega dos melhores resultados em banho e tosa. Conheça nosso portfólio. Entre em contato conosco pelo telefone 11 5678-2326 ou e-mail perigot@perigot.com.br e conheça o representante Perigot da sua região. Conte conosco!

Fonte

.

Serviços adicionais para Pet Shop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *